ICN destaca valor económico dos cuidados em 2024

• 09-01-2024

"Os nossos enfermeiros. O nosso futuro. O poder económico dos cuidados" é o lema escolhido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN) para o Dia Internacional do Enfermeiro de 2024.

De acordo com aquela instituição, apesar da Enfermagem ser a espinha dorsal dos cuidados de saúde, esta enfrenta constantemente restrições não só financeiras, mas também sociais, com a subvalorização social.

De acordo com Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, «numa altura em que se repetem os incompreensíveis relatos de serviços condicionados, urgências completamente atoladas e doentes que esperam horas inexplicáveis assume particular importância uma reflexão séria e aprofundada sobre o pendor económico dos cuidados de saúde. As reformas têm de sair dos gabinetes e ser concretizadas, não podem continuar a ser adiadas. É importantíssimo que se alerte para o poder económico dos cuidados, que influenciam diariamente os nossos enfermeiros na prestação de cuidados de saúde.».

«É hora de agir. Hoje e sempre a Ordem dos Enfermeiros está ao lado dos enfermeiros e dos portugueses nesta luta desigual», acrescenta, sublinhando a necessidade de «uma estratégia clara e uma definição de prioridades para a Saúde. O modelo assistencial centrado nos hospitais está ultrapassado. Todos os relatórios internacionais apontam para a necessidade de um reforço efectivo dos cuidados de proximidade na comunidade».

Com o lema do Dia Internacional do Enfermeiro de 2024 – do original Our Nurses. Our Future Nosso Futuro. O poder económico dos cuidados – o ICN pretende alterar as percepções e demonstrar como o investimento estratégico em enfermagem pode trazer benefícios económicos e sociais consideráveis.

Consulte aqui o lema do DIE