Historiadora Raquel Varela coordena estudo sobre Enfermeiros em Portugal

  • 22-07-2019

A historiadora Raquel Varela vai coordenar um estudo encomendado pela Ordem dos Enfermeiros sobre as condições de trabalho e vida dos Enfermeiros em Portugal. O objectivo deste estudo é obter dados actuais e fidedignos sobre o desgaste destes profissionais, no ano em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu incluir na lista de doenças o "burnout", estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma actividade profissional - classificação que vigorará a partir de Janeiro de 2022.


O estudo, que pretende ser uma radiografia dos Enfermeiros que trabalham em Portugal, será realizado por um consórcio entre a Universidade Nova e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, coordenado por Raquel Varela e co-coordenado pelo professor Henrique Oliveira. Os primeiros resultados são esperados ainda este ano.


A Bastonária Ana Rita Cavaco alerta para a importância deste trabalho. “Estamos a falar de questões muito sérias, que têm consequências directas na prestação dos cuidados de saúde. Quanto mais Enfermeiros participarem, maior será a aproximação à realidade que muitos teimam em negar ou esconder”, sublinha a Bastonária, apelando à adesão dos Enfermeiros quando o estudo estiver disponível. Após a celebração do protocolo na OE, será agora construído o questionário, com a participação de Enfermeiros das mais diversas áreas.


Raquel Varela, que publicamente se assume como uma defensora do SNS e criticou a requisição civil durante a greve, tem manifestado preocupação com as condições laborais actuais. “Muitas destas pessoas trabalham horas sobre horas, turnos sobre turnos. Isto vai ter consequências”, alerta a historiadora.


Fique atento aos canais de comunicação da OE e participe neste trabalho tão importante para a Enfermagem.

SCM