Carta aos Enfermeiros Directores

  • 27-02-2018

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, apela a todos os Enfermeiros Directores que apresentem o verdadeiro número de profissionais que é necessário contratar, e que não escondam as carências, lembrando que o que está em causa é a vida das pessoas.

 

“Sei que vos foi pedido, no âmbito da passagem das 40h para as 35h, que apresentassem propostas para uma espécie de ‘gestão criativa’ com os enfermeiros disponíveis. Ora, os Enfermeiros disponíveis já estão abaixo dos mínimos, não há mais margem para inventar”, começa por dizer a Bastonária, Ana Rita Cavaco, numa carta dirigida aos Enfermeiros Directores de todo o País.

 

“O SNS está a pele e osso. A contratação de enfermeiros deixou de ser apenas urgente. Já é uma emergência nacional. É a saúde dos portugueses que está em risco”, acrescenta a Bastonária, revelando temer “o pior” com a mudança de horas de trabalho semanal, se não for acautelada a contratação de Enfermeiros em número suficiente.

 

“Recuso baixar os braços. Seria trair os Enfermeiros. Por isso venho pedir-vos que recusem também. Pedir o mínimo de Enfermeiros não é fazer uma boa gestão, é atentar contra todos nós. E o melhor para o País não é esconder as carências que temos”, conclui a Bastonária, Ana Rita Cavaco.

FC