Carta aberta ao Presidente da República

Enfermeiros vão abandonar os serviços

  • 29-08-2017

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) enviou uma carta aberta ao Presidente da República a apelar à sua intervenção urgente face à recusa do Governo de negociar a carreira de Enfermagem e ao crescente número de enfermeiros disponíveis para abandonarem os serviços.

 

“Vivemos tempos de emergência. O risco de o nosso Serviço Nacional de Saúde colapsar aumenta de dia para dia. Todos os dias estão a chegar à Ordem relatos de enfermeiros que manifestam intenção de escolher um dia para abandonar os serviços dos hospitais e centros de saúde. Temo que, ainda este mês, o façam, como na Finlândia. Os enfermeiros já ultrapassaram o seu limite e organizam-se fora das estruturas tradicionais que os representam, sindicatos e associações”, realça Ana Rita Cavaco.

 

A Bastonária sublinha que “os enfermeiros estão sem carreira, não têm categorias profissionais que a OE lhes reconhece, levam para casa menos de 1.000 euros por mês, generalistas e especialistas, os que trabalham 35 horas e os que trabalham 40 horas”, além do seu elevado nível de exaustão. Ana Rita Cavaco  lembra ainda que os serviços não cumprem o número mínimo de enfermeiros para manter as pessoas em segurança e garantir a qualidade dos cuidados prestados.

 

Perante o silêncio do Governo em relação à negociação da carreira com a maior classe profissional do SNS, a Bastonária escreve a Marcelo Rebelo de Sousa: “Recuso baixar os braços e aceitar este bloqueio em silêncio. Por isso, sem mais a quem recorrer, deixo-lhe um apelo sincero: recuse também. A sua intervenção é, neste momento, a salvaguarda do SNS e da vida dos portugueses”.

 

Leia na íntegra a carta aberta enviada ao Presidente da República.

PSDias