Aprovadas novas competências acrescidas em Estomaterapia e Psicoterapia

• 02-04-2019

A Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros, reunida em sessão ordinária no dia 30 de Março de 2019, em Ponta Delgada, nos Açores aprovou, por unanimidade, o projecto de Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Estomaterapia e o projecto de Regulamento da Competência Acrescida Avançada em Psicoterapia, que definem o perfil e os termos da sua atribuição pela Ordem dos Enfermeiros.

Com a aprovação do regulamento geral das áreas de competência acrescida da Ordem dos Enfermeiros (OE), passou a ser possível reconhecer competências acrescidas em áreas de exercício profissional nas quais os Enfermeiros exerciam, há muitos anos, sem o reconhecimento, formal, da sua Ordem.

Recorde-se que os Enfermeiros já podem pedir a atribuição das competências acrescidas em quatro áreas: Gestão, Supervisão Clínica, Enfermagem do Trabalho e Emergência Extra-Hospitalar.

Na mesma reunião, que pela primeira vez se realizou nos Açores e foi uma das mais participadas de sempre, foi ainda votado e aprovado o projecto de Regulamento da Norma para Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem.

A existência de uma norma técnica para cálculo de dotações seguras dos cuidados de enfermagem, engloba a realidade das diferentes áreas de especialidade em enfermagem, vinculando todos aqueles que exercem a profissão, contribuindo, desta forma, para a protecção da saúde e segurança dos destinatários de cuidados de saúde, bem como dos próprios profissionais envolvidos.

Esta norma é, igualmente, um instrumento de apoio à gestão, cabendo em exclusivo aos enfermeiros, o cálculo das dotações seguras e a avaliação do seu cumprimento.

Foi também aprovado o Relatório e Contas do ano 2018, bem como o Plano de Actividades e Orçamento para 2019.