O lançamento de um livro e uma gala, a história de um mês

  • 13-01-2022

Com pouco mais de 4 meses volvidos desde o início de funções da Comissão Regional de Cultura e Desporto, esta estrutura organizou, só no mês de Dezembro dois eventos culturais. A apresentação do livro “Catástrofe dos Incêndios Florestais de Pedrogão Grande” escrito pela Enf. Isabel Miranda e a Gala Valoriza, onde foram distinguidos enfermeiros em quatro categorias.

 

Logo no início de mandato destes órgãos sociais, em 2016, o Conselho Directivo da SRNOE decidiu criar comissões de peritos, para avaliar situações específicas e assim fundamentar decisões com peritos técnicos da área a emitirem pareceres sobre cada caso específico. “Quem quer perceber um pouco de tudo, não consegue saber nada de nada”, afirmava João Paulo Carvalho, à época. Justificando assim a necessidade da SRN, enquanto órgão regulador, recorrer ao conhecimento de peritos para apreciar determinados temas. O trabalho em equipa, fundamentado e rigoroso, sempre foi a principal bandeira destes órgãos que viram assim, na pluralidade de opinião emanada por técnicos de cada uma das áreas, a possibilidade de servir melhor os enfermeiros no mandato que lhes foi confiado. Para a constituição das equipas procuraram-se as pessoas mais capazes e disponíveis, independentemente da sua participação ou não, nas candidaturas à OE. O Presidente da SRN, concluiria essa intervenção dizendo que “as candidaturas se esgotam no momento de confirmação de resultados. Daí em diante, as pessoas têm, ou não, disponibilidade para servir os enfermeiros”.

 

Com o passar dos anos foi sentida a necessidade de acrescentar algo mais às Comissões Regionais (CR). Aqui, em específico, deixou-se cair o P - de peritos - e deu-se início à Comissão Regional de Cultura e Desporto, com a missão de dinamizar actividades lúdicas e culturais, que possam enriquecer os enfermeiros enquanto pessoas e que sirva também como “porta-estandarte” de outras artes, que não só a do cuidar. Apesar de ter iniciado funções apenas em Setembro, esta CR organizou já três eventos, sendo dois deles no mês de Dezembro.

 

O primeiro, a 7 de Dezembro, decorreu no hospital de Gaia, com o lançamento do livro “Catástrofe dos Incêndios Florestais de Pedrogão Grande”. A obra de Isabel Miranda incide sobre as vivências do enfermeiros naquela época, um contexto de crise e emergência, onde todos foram poucos para tratar e salvar centenas de portugueses. A própria autora, a trabalhar no helicóptero do INEM na altura, conta, tentando disfarçar a emoção, a situação em que a sua equipa encontra uma criança em paragem cardio-respiratória, enquanto se dirigia para outra ocorrência, e consegue, felizmente, salvar as duas vítimas. É de recordar que a OE organizou, à época, um gabinete de crise dedicado ao evento, para gerir as centenas de disponibilidades diárias que chegavam de enfermeiros, que quiseram ir ajudar os colegas a cuidar das vítimas dos incêndios. A dimensão sem precedentes, em vítimas e prejuízos materiais, fazem da Obra leitura obrigatória para compreender o problema, mas também, a resposta orgânica que a classe de enfermagem deu à situação e o ânimo dos profissionais de saúde durante esse período.

 

A Gala Valoriza, que nesta segunda edição viu a sua organização confiada pelo CDR à comissão e onde foram distinguidos enfermeiros em quatro categorias. Carreira, Excelência, Investigação e Mérito, atribuídos a José Correia de Azevedo, todos os enfermeiros da SRN, Paula Teixeira e à equipa de enfermagem do serviço de urgência do CHUSJ, respectivamente. Durante o evento, houve ainda lugar para uma exposição de fotografias da autoria de enfermeiros, denominada Arte do Cuidar, que pode ver aqui.

 

RPR