“No limiar do pensamento” em fase final de produção

  • 14-09-2018

Carlos Sequeira, enfermeiro ligado à área da Saúde Mental, propôs-se mostrar a realidade de quem convive com a patologia psiquiátrica no dia-a-dia, através da realização de uma curta-metragem. Ainda como projeto - designado por “Potencial da pessoa com doença mental” - o autor apresentou a ideia no Orçamento Participativo 2017 da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros e acabou por ser um dos quatro contemplados naquela iniciativa. 

 

Um ano depois, a “curta” apoiada pela SRNOE encontra-se já em fase de rodagem. Carlos Sequeira juntou José Carlos Carvalho - também ele investigador nas doenças mentais - ao projeto e desenvolveu uma narrativa que procura combater estigmas, aumentar a consciência social sobre estas matérias e valorizar o papel cuidador da família. No Limiar do Pensamento - título da curta-metragem - é protagonizado pela conhecida atriz Paula Lobo Antunes, que interpreta Madalena, uma enfermeira com dificuldade em lidar com a esquizofrenia do seu filho, apesar da experiência como profissional de saúde. Num contexto de entrada do jovem na universidade, a personagem principal terá de lidar com uma série de desafios colocados pela doença e assegurar, ao mesmo tempo, uma vida normal e estável para a sua família. 

 

Além dos dois enfermeiros, colegas no grupo de investigação NusID - CINTESIS, a curta-metragem está a ser desenvolvida pelo realizador António Sequeira, licenciado em Cinema pela London Metropolitan University e vencedor de vários prémios internacionais. O financiamento de No Limiar do Pensamento foi assegurado, não apenas pelo apoio decorrente do Orçamento Participativo da SRNOE, mas de outras entidades da sociedade civil, como a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 

GCIN/RPR