Entrega Prémio Orçamento Participativo 2022

• 03-02-2022

O Projecto "(Ser) Cuidador em Cuidados Paliativos", proposto pelos Enfermeiros Carla Santos e Renato Santos, foi vencedor da edição 2021/2022 do Orçamento Participativo da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros.

Por constrangimentos derivados da última vaga pandémica, só nos foi possível entregar o prémio aos vencedores neste novo ano.

Segundo Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, "é de extrema importância para população e para a Enfermagem que exista a participação dos enfermeiros em projectos que tragam mais-valias aos cidadãos e à sociedade. A SRCentro tem como mandato a promoção, o acompanhamento de ideias de Enfermeiros, que, tal como esta, capacitam o cuidador do doente em situação paliativa.

Obrigado a todos os colegas que se candidataram ao OP 2022 da SRCentro, com a certeza que todos irão beneficiar - cidadãos e Enfermagem".

Recordamos que o projecto tem como público-alvo os cuidadores informais de utentes acompanhados por equipas de cuidados paliativos no distrito de Viseu, e pretende capacitar os cuidadores de pessoas em situação paliativa; melhorar a qualidade vida destes doentes e evitar a exaustão dos cuidadores.

O projecto consiste numa formação destinada a cuidadores informais com grupos de dez pessoas em duas sessões mensais: 1ª sessão – teórica, e 2ª sessão prática com partilha de experiências, exposição de dúvidas e abordagem de técnicas não farmacológicas. O curso irá decorrer num período de seis meses. Por cada mês será realizado um curso para dez cuidadores. Dependendo do resultado, poderá ainda ser incluído no plano de trabalho da Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos.

Poderão consultar os resultados da votação do OP2022 AQUI.

GCI/MA e PR