(Ser) Cuidador em Cuidados Paliativos vence OP2022

  • 07-12-2021

O Projecto "(Ser) Cuidador em Cuidados Paliativos", proposto pelos Enfermeiros Carla Santos e Renato Santos, foi vencedor da edição 2021/2022 do Orçamento Participativo da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros.

 

Tendo como público-alvo os cuidadores informais de utentes acompanhados por equipas de cuidados paliativos no distrito de Viseu, este projecto pretende capacitar os cuidadores de pessoas em situação paliativa; melhorar a qualidade vida destes doentes e evitar a exaustão dos cuidadores.

 

O projecto consiste numa formação destinada a cuidadores informais com grupos de dez pessoas em duas sessões mensais: 1ª sessão – teórica, e 2ª sessão prática com partilha de experiências, exposição de dúvidas e abordagem de técnicas não farmacológicas. O curso irá decorrer num período de seis meses. Por cada mês será realizado um curso para dez cuidadores. Dependendo do resultado, poderá ainda ser incluído no plano de trabalho da Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos.

 

A SRCentro agradece a todos os que votaram nesta edição - mais de 980 membros. 

 

Os resultados globais da votação do OP2022 foram:

 

GCI/MA e PR