Mantenha-se informado sobre o Ébola

Na sequência do alarme provocado, a nível internacional, pela propagação do vírus Ébola, a Ordem dos Enfermeiros faculta aos seus membros algumas informações relevantes sobre o vírus e medidas de proteção individual.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus Ébola, também conhecido por febre hemorrágica, é uma doença agressiva, que se não for tratada, pode ser fatal. Neste sentido, a OMS declarou, a 8 de agosto de 2014, o estado de emergência pública internacional.

De acordo com esta organização, o Ébola surgiu pela primeira vez em 1976, com dois surtos simultâneos no Sudão e na República Democrática do Congo. O atual surto na África Ocidental (primeiros casos notificados em Março de 2014) é o mais vasto e complexo desde 1976. Já causou mais mortes e casos infetados do que todos os surtos anteriores combinados.

A prestação precoce de cuidados de saúde, com tratamento sintomático, aumenta a probabilidade de sobrevivência.

A Federação Europeia de Associações de Enfermeiros (European Federation of Nurses Associations – EFN) lançou um questionário online, dirigido aos profissionais de saúde, sobre a prevenção de doenças infeciosas como o Ébola.

Com este inquérito, a EFN pretende saber o que é necessário em cada País para prevenir a propagação de doenças infeciosas.

Os resultados serão disponibilizados, mais tarde, no site da EFN.

Preencha aqui o questionário online até 15 de março de 2015.

A doença tem um período de incubação que varia entre 2 a 21 dias.

Como se propaga?

Através do contato direto com fluídos corporais dos doentes – saliva, transpiração, sangue, urina, sémen, entre outros. «Tocar em materiais usados para tratá-los (como luvas de látex ou agulhas) ou nas suas roupas também implica risco de contágio».

Quais são os sintomas?

- Febre elevada;

- Mal-estar geral;

- Dores musculares, de cabeça, garganta e peito;

- Manchas na pele;

- Náuseas e vómitos;

- Diarreia e hemorragias.

É necessário estar alerta, na medida em que estes sintomas confundem-se com os sintomas de uma gripe normal.

A Ordem dos Enfermeiros aconselha cautela a todos os profissionais de saúde e pede a todos os enfermeiros que se informem sobre as medidas de precaução.

Visualize aqui o vídeo Kit Profissional de Proteção Individual para o Vírus Ébola cedido pela Associação para o Desenvolvimento de Novas Iniciativas para a Vida (ADVITA).

O vídeo foi produzido com o apoio técnico-científico da Comissão de Controlo de Infeção do Hospital Beatriz Ângelo.

Consulte aqui a check list para a colocação e remoção do equipamento de proteção individual.

Em caso de dúvida, os enfermeiros devem contactar as unidades de saúde referenciadas para o efeito.

Para mais informações, consulte os seguintes websites:

- Organização Mundial da Saúde

- Direção-geral da Saúde