Ministra da Saúde salientou importância de internato para jovens enfermeiros no encerramento da I Conferência de Regulação da OE

Lisboa, 6 de Dezembro de 2008 – A Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge, presidiu ao final da tarde à sessão de encerramento da I Conferência da Ordem dos Enfermeiros (OE), uma iniciativa que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa entre 4 e 6 de Dezembro.

Falando para uma plateia repleta de enfermeiros oriundos um pouco de todo o país, a Dr.ª Ana Jorge congratulou a Ordem dos Enfermeiros pelo seu 10º aniversário. Neste período de tempo a actuação da Ordem pautou-se «pela defesa intransigente da qualidade dos cuidados prestados», afirmou.

De acordo com a Ministra da Saúde, «a Ordem dos Enfermeiros tem sido uma parceira do Ministério da Saúde que tem sabido acompanhar os desafios que se colocam aos serviços de saúde».

Relativamente ao Modelo de Desenvolvimento Profissional proposto pela Ordem - tema central desta I Conferência de Regulação - a Dr.ª Ana Jorge referiu que efectivamente a OE e o Ministério têm vindo a trabalhar na alteração estatutária da Ordem dos Enfermeiros para que esse modelo possa ser aplicado. A detentora da«pasta» da saúde salientou a concretização de um período de prática tutelada (vulgo internato) para os jovens enfermeiros como um dos aspectos mais importantes do Modelo de Desenvolvimento Profissional.

Junto enviamos o discurso que a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, proferiu na sessão de encerramento. Neste documento poder-se-á constatar a importância da regulação profissional como garantia dos direitos dos cidadãos a uma saúde de qualidade.

Na mesa da sessão de encerramento tamb+em estiveram presentes a Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da OE, Enf.º Sérgio Deodato, Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos  Enfermeiros e o Enf.º Júlio Branco, membro do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros e responsável pelas comemorações do 10º aniversário da OE.

adomingos