Atividades desenvolvidas pela MCEER nos últimos meses de 2013

Atividades desenvolvidas pela MCEER nos últimos meses de 2013

Dia Mundial do AVC

 

Em parceria com a Associação Portuguesa da Enfermeiros de Reabilitação (APER), Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSViseu) e Câmara Municipal de Viseu, a Mesa do Colégio de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros comemorou o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), na cidade de Viseu, no dia 29 de outubro de 2013.

A comemoração contou com a realização de rastreios de saúde, campanha de sensibilização junto das pessoas na feira semanal de Viseu, marcha pelas ruas da cidade e uma palestra efetuada na ESSViseu, envolvendo mais de 600 pessoas, entre profissionais e população.

Desta forma, a mensagem da prevenção, da identificação e intervenção precoce bem como do processo de reabilitação foi levada junto dos profissionais e população aumentando o seu conhecimento sobre esta doença e o papel importante que pode desempenhar o Enfermeiro Especialista de Reabilitação na resolução dos problemas de saúde das pessoas e famílias afetadas.


Para assinalar a data, a Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) organizou diferentes atividades, em Viseu.


Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)


Em parceria com a Associação Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação (APER), a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (ESS-IPB) e a Unidade Local de Saúde do Nordeste EPE (ULSNE), a Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) comemorou o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) no dia 20 de novembro de 2013, na cidade de Bragança, levando a efeito um conjunto de atividades, entre as quais se destacam:

Sessão de esclarecimento sobre a DPOC no auditório da ESS-IPB e Rastreio da DPOC realizado na ESS-IPB e no Bragança Shopping, tendo contado com a colaboração de vários enfermeiros de reabilitação e estudantes da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação.

O objetivo foi sensibilizar as pessoas e os profissionais de saúde para a importância do papel do enfermeiro de reabilitação na ajuda e resolução dos problemas de saúde das pessoas e famílias afetadas pela DPOC.


Veja aqui as fotografias das atividades realizadas no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica


Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação e Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Numa parceria da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) realizou-se de 5 a 7 de dezembro de 2013, em Vila Nova de Gaia, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação e a comemoração da efeméride do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, eventos que reuniram cerca de 600 congressistas.

Além da presença do Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Belmiro Rocha, Presidente da MCEER e Enf. Isabel Ribeiro, Presidente da APER, estiveram também presentes três enfermeiros estrangeiros: a Enf.ª Rosária Sebastião, do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Luanda (CMFR), a Enf.ª Soraia Dornelles, professora na Universidade Federal de Santa Catarina e o Enf. Sérgio Quintairos, do Colegio de Enfermería de Espanha.

Uma das principais conclusões do Congresso foi a necessidade de orientar os cuidados de Enfermagem de Reabilitação e os planos de reabilitação, no sentido de promoverem a máxima autonomia/independência das pessoas portadoras de deficiência.

Integrada nas atividades do Congresso, no dia 7 de dezembro, foi efetuada uma visita ao Centro de Medicina Física e Reabilitação do Norte, que possibilitou o conhecimento das infraestruturas e todo o processo de planeamento da sua construção.

Pelo elevado nível de participação que se tem verificado nos últimos anos, este é um evento incontornável no atual panorama de Enfermagem nacional, na medida em que permite a partilha de conhecimento entre os enfermeiros de reabilitação.

A MCEER acredita que este é um projeto muito importante, a manter e reforçar no futuro, porque envolve e une os ER sendo, também, um importante espaço de visibilidade dos resultados obtidos com a Enfermagem de Reabilitação e evidência destes cuidados para os ganhos em saúde. 


Visualize aqui as fotografias do Congresso e os artigos publicados no Jornal Médico.

patriciag