Comemoração do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

Comemoração do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)


A Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros (OE), em parceria com a Associação Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação (APER), a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (ESS-IPB) e a Unidade Local de Saúde do Nordeste EPE (ULSNE), realizou no dia 20 de novembro, na cidade de Bragança, uma série de iniciativas no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), entre as quais se destacam:


        • Sessão de esclarecimento sobre a DPOC no auditório da ESS-IPB, tendo como principal palestrante a Enfermeira Sónia Casado;

   

        • Rastreio da DPOC realizado na ESS-IPB e no Braga Shopping, tendo contado com a colaboração de vários enfermeiros de
reabilitação e estudantes da especialidade de enfermagem de reabilitação. Foram avaliadas cerca de 150 pessoas. O rastreio consistiu na elaboração de uma espirometria e um questionário para avaliação dos fatores de risco. Foi dada informação sobre a doença e sua prevenção. Foram encaminhados para o Centro de Saúde, todas as pessoas que apresentavam maior risco.

   


O objetivo foi sensibilizar as pessoas e os profissionais de saúde para a importância do papel do enfermeiro de reabilitação na ajuda e resolução dos problemas de saúde das pessoas e famílias afetadas pela DPOC.
 

 


Ao longo da semana alguns periódicos publicaram artigos sobre a DPOC da autoria de enfermeiros de reabilitação e outros da responsabilidade dos próprios jornais. A salientar ainda a cobertura deste evento por parte de algumas rádios locais e da LocalVisão TV.



Visualize aqui a peça realizada pela LocalVisão TV sobre o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.



A divulgação destas atividades pode ser consultada na GOLD.

Com estas atividades, pretendeu-se não só divulgar os trabalhos desenvolvidos nesta área como prestigiar e evidenciar o envolvimento dos enfermeiros de reabilitação no contributo dado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com DPOC.

Salientamos ainda que estas atividades só foram possíveis com o compromisso e contributo de todas as entidades e colegas que participaram nesta comemoração, por isso a MCEER agradece a todos com o seu maior reconhecimento.

patriciag