Enfermeiros são os profissionais-chave para o sucesso da campanha vacinal contra a gripe sazonal, que se inicia a 1 de outubro de 2012

Enfermeiros são os profissionais-chave para o sucesso da campanha vacinal contra a gripe sazonal, que se inicia a 1 de outubro de 2012

Arranca a 1 de outubro de 2012 a campanha vacinal contra a gripe sazonal 2012-2013.

Pela primeira vez, e segundo informações veiculadas pela Direção-Geral da Saúde, a vacina da gripe deverá ser administrada gratuitamente, nos centros de saúde, a todos os cidadãos com mais de 65 anos de idade, sem necessidade de prescrição médica.

A Ordem dos Enfermeiros congratula-se com essa simplificação administrativa e apela aos enfermeiros que para que deem o seu contributo imprescindível para o sucesso desta campanha e para o alcance dos objetivos traçados. Enquanto profissionais-chave, os enfermeiros têm mais esta oportunidade para melhorar os indicadores de vacinação contra a gripe e minorar o impacto sócio-económico da doença nos cidadãos portugueses.

A OE vai ainda recomendar aos cidadãos, através da comunicação social, que se informem junto dos enfermeiros sobre os benefícios da vacinação contra a gripe e apostem na vacinação nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, pois esta é a melhor forma de prevenir a gripe e suas complicações, mantendo registos no seu processo clínico.

Refira-se que a administração desta vacina está fortemente recomendada a:

·         «Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos»;

 ·         «Doentes crónicos e imunodeprimidos, com seis ou mais meses de idade»;

 ·         «Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas»;

 ·         «Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, designadamente)».

Considerando ainda o que está definido por lei – de que os enfermeiros são os profissionais legalmente habilitados para a administração de vacinas e injetáveis – vamos ainda reafirmar junto dos media que a realização desses procedimentos em farmácias deve ser efetuada por enfermeiros. Julgamos que a prática destas intervenções por outros profissionais, não enfermeiros, não garante a qualidade e segurança de cuidados a que os cidadãos têm direito.

Poderá consultar aqui o comunicado assinado pelo Diretor-Geral da Saúde relativamente à gripe sazonal.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

Enf. Germano Couto

Ana Saianda