Yoga para Enfermeiros

  • 30-04-2021

A pensar no bem-estar dos Enfermeiros, sobretudo nestes tempos de esforço sobre-humano, a SRSul vai realizar uma sessão online com o tema: “Yoga - equilíbrio, postura e força”. Dia 7 Maio – 21 horas. As inscrições já estão abertas. Aqui. A orientação é de Diana Samoreno, do Jaf Clube.

 

Trata-se da 2.ª sessão do Ciclo Mente & Corpo intitulado “Pára, Escuta e Olha”. A iniciativa é dinamizada pela SRSul tendo como foco o bem-estar dos Enfermeiros. A 1.ª sessão realizou-se a 30 Abril sobre como “Gerir emoções em tempos desafiantes”. Vânia Prudêncio foi a formadora. As inscrições, limitadas ao máximo de 200, esgotaram rapidamente.

 

É agora a vez de se descobrir como o Yoga pode proporcionar o equilíbrio, no corpo e na mente, tão essencial à vida de todos os profissionais de saúde, e em particular aos Enfermeiros sempre na linha da frente.  Tanto mais que neste último ano de crise pandémica foi-lhes exigido uma capacidade de trabalho muito para além do razoável.

 

Este ciclo tem como objectivos:

Promover a saúde mental e a regulação emocional, melhorando o humor e a auto-estima;

Reduzir os níveis de stress, ansiedade e sensação de cansaço;

Criar atitudes positivas perante hábitos de vida saudáveis;

Promover a organização/gestão de padrões de alimentação saudáveis.

 

Restam, ainda, mais três sessões. A seguinte é no dia 14 de Maio dedicada ao “Zumba: Ritmo e Alegria”, coordenada por Frederico Nazaré, do Jaf Clube.

 

Cuide de si….

 

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias no Balcão Único.

 

É um dos maiores desafios dos nossos tempos; é também uma das nossas maiores necessidades: o encontro de cada um consigo mesmo, em paz, harmonia e regozijo. É um desafio porque sabemos o quanto é difícil desligar… sim, desligar é mesmo muito difícil. Os Enfermeiros são os que mais sentem essa dificuldade, sobretudo os que mais de perto viveram o drama da pandemia. Despir a farda, chegar a casa e não conseguir adormecer… noites e dias seguidos. Esta crise sanitária trouxe-nos desconhecidos olhares sobre a enfermagem. E também desconhecidas emoções que necessitamos de dominar.

Parar, para que cada um se escute, se olhe e se encontre – é uma proposta da SRSul para todos os Enfermeiros.