-
16-05-2025
Formação de Suporte básico de vida da SRSul em Tomar
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros promoveu, no dia 13 de maio, um workshop de Suporte Básico de Vida na Escola EB1 de Vale Calvo – Beselga, concelho de Tomar, que contou com a participação de cerca de 20 crianças do 1.º ciclo, com idades entre os 6 e os 9 anos.

Esta iniciativa teve como objetivo dotar as crianças de competências fundamentais para poderem agir, em segurança, em situações de emergência, ativando corretamente os meios de socorro.

Durante a sessão, os participantes adquiriram conhecimentos essenciais sobre primeiros socorros, nomeadamente no que diz respeito à abordagem de vítimas em paragem cardiorrespiratória, desobstrução da via aérea e colocação em posição lateral de segurança.

Segundo o Enfermeiro Marco José Barbas Pinto, Vogal do Conselho Fiscal Regional "estas sessões têm como objetivo que os participantes conheçam o circuito para pedir ajuda em situações de risco de vida e iniciem, o mais precocemente possível, manobras de reanimação. É gratificante ver crianças tão pequenas a demonstrar preocupação, a aprender e a memorizar os procedimentos do início da cadeia de sobrevivência. Eles próprios referem que é muito importante saber como salvar a mãe, o pai ou os avós. Desta forma, contribuímos para a segurança da comunidade e do ambiente familiar."

O evento contou ainda com a colaboração dos Enfermeiros da Secção Regional do Sul: José Luís Santos, Noélia Vieira, Rui Peixoto, Vítor Gomes e Victor Serra.
Esta ação formativa reforça o compromisso da Ordem dos Enfermeiros com a formação contínua e a capacitação de profissionais e cidadãos, promovendo uma cultura de segurança e preparação para salvar vidas. Representa também a proximidade da Ordem às comunidades, com uma atuação descentralizada que chega a zonas mais afastadas dos grandes centros urbanos, como foi o caso da Beselga, em Tomar.





