Formar sem desformar

• 13-10-2020

Ser um profissional bem formado depende não só do próprio mas também de quem com ele caminha nesse processo de crescimento. Ter bons professores, orientadores, formadores, e bons contextos formativos, é fundamental nessa infindável caminhada profissional. Isto é verdade para qualquer área do saber e do fazer. Mas, no mundo da saúde assume uma particular importância por tudo que está em jogo: a vida das pessoas…

A Ordem dos Enfermeiros não se afasta destes princípios, tanto mais que se eleva, cada dia, a exigência científica da disciplina de Enfermagem. De facto, não basta ser bem formado para se ser um bom formador, e muito menos que seja o próprio a reivindicar para si esse atributo. É necessário também que a comunidade o reconheça com base em critérios objectivos de carácter científico, técnico e pedagógico. Do mesmo modo, também não basta às instituições prestadoras de cuidados de saúde reivindicarem a excelência dos seus contextos clínicos para que se considerarem aptas para a formação profissional. É necessário também o crivo de olhares avaliativos independentes. E, depois, ser-lhes reconhecida a idoneidade para proporcionarem formação. Sinónimos de idoneidade: aptidão, competência, capacidade, habilitação, adequação.

A Ordem dos Enfermeiros definiu os requisitos para o reconhecimento da idoneidade formativa e criou na sua estrutura organizacional serviços próprios para acreditar os potenciais formadores e os potenciais contextos formativos nas instituições de saúde. Ou seja, com a idoneidade reconhecida, e acreditados, os formadores e os contextos formativos ganham a chancela da Ordem. Pretende-se, desta forma, alcançar os mais altos níveis de desempenho – com rigor e credibilidade.

É neste sentido que a Ordem tem apelado aos Enfermeiros e às Instituições de saúde para se candidatarem à atribuição do reconhecimento da idoneidade formativa dos contextos de prática clínica. Tem surgido propostas, mas a SRSul gostaria que fossem mais. Aqui fica o link para eventuais esclarecimentos.

Esta preocupação pela excelência da formação em Enfermagem motivou a SRSul a realizar a presente webinar a 21 de Outubro. O objectivo é  ajudar os participantes a perceber a importância da idoneidade formativa na identificação de pessoas e de contextos com condições para o desenvolvimento de processos formativos.

Todos os Enfermeiros são convidados a participar para que juntos possam elevar, cada vez mais, a excelência da Enfermagem.

A inscrição é gratuita mas obrigatória neste link