Voto de Louvor e Reconhecimento

  • 25-05-2024

 

As Enfermeiras Maria Justino e Cristiana Sanches receberam o Voto de Louvor e Reconhecimento da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.


Salvar uma vida é um dever deontológico, mas ambas comprovaram como tal não se restringe às paredes de uma unidade de saúde ou ao horário laboral, socorrendo uma pessoa vítima de paragem respiratória numa superfície comercial.


"As Enfermeiras Maria Justino e Cristiana Sanches são o exemplo de como salvar uma vida é uma missão grandiosa. O Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul reconhece esse sentido de missão e altruísmo, sem esquecer o exímio cumprimento do dever deontológico", salienta Dora Franco, Presidente da Secção Regional do Sul.

 

 

Maria Justino, 28 anos e Enfermeira no Hospital de Santa Maria (ortopedia), afirma que o Voto de Louvor de Reconhecimento demonstra a importância da profissão e do que se transporta para a vida pessoal. "Não somos só enfermeiros dentro de um hospital. Nós podemos marcar a diferença mesmo fora do nosso local de trabalho", afirma.


Cristiana Sanches, 29 anos e Enfermeira no Hospital de Santa Marta (cirurgia cardíaca), considera a distinção "muito importante": "Falamos cada vez mais da valorização do Enfermeiro e sentir que além do sucesso da nossa intervenção, fomos valorizadas, é muito positivo."


Ambas confessam ainda que a melhor recompensa da dedicação em ajudar alguém, foi saber que a vítima sobreviveu.