Preocupação com escusas e incumprimento de dotações seguras

• 16-04-2024

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros esteve esta segunda-feira no Serviço de Urgência e na Unidade de Internamento de Curta Duração do Serviço de Urgência de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve – ULSA) e assistiu a condições muito longe de dignificarem a prestação de cuidados.

O elevado pedido de escusas de responsabilidade na Unidade de Internamento de Curta Duração do Serviço de Urgência é um dos sinais de alarme e de enorme preocupação.

No serviço de urgência, o Conselho Diretivo Regional (CDR) e o Conselho de Enfermagem Regional da SRSul testemunharam in loco mais de 70 doentes internados colocados nos corredores, em condições indignas, comprovando um claro incumprimento das dotações seguras, este que é o único modo de assegurar o direito à saúde e a segurança nos cuidados.

"Esta equipa de enfermagem mantém-se numa situação limite há demasiado tempo com risco elevado para os profissionais, mas sobretudo para os utentes", salienta Dora Franco, Presidente do CDR.

Este e outros assuntos foram discutidos com a Direção dos Serviços de Enfermagem, que reconheceu várias fragilidades na ULSA, sobretudo no que a recursos humanos diz respeito, comprometendo-se a encontrar estratégias que, de alguma forma, possam mitigar ou resolver o problema.