Preocupante carência de dotações seguras

  • 25-03-2024

A Secção Regional do Sul mantém-se ao lado dos Enfermeiros, auscultando as suas necessidades e procurando soluções, sendo a carência de dotações seguras o problema mais premente.


Este foi um dos aspetos mais referido nas visitas de acompanhamento do exercício profissional, realizadas nas passadas duas semanas, à Unidade Local de Saúde do Oeste (Hospital Distrital de Torres Vedras), à Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho (Hospital do Barreiro), ao Lar da Nossa Senhora da Conceição de Barrancos e ao Hospital das Forças Armadas.


No Hospital Distrital de Torres Vedras foi feita uma reunião com a Enfermeira Diretora, Enfermeiro Adjunto da Direção de Enfermagem e Enfermeiro Gestor e visitado o Serviço de Medicina Interna – Unidade A, onde houve uma reunião com a Equipa de Enfermagem. Foram discutidos os principais problemas e assumidos compromissos de contratação.


As dotações seguras também foram discutidas no Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos da Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, bem como as condições na triagem das grávidas que recorrem ao serviço de urgência geral. A SRSul e o Colégio da Especialidade de Saúde Materna da Ordem dos Enfermeiros foram recebidos pela Direção de Enfermagem, pela Enfermeira Adjunta da Direção de Enfermagem, responsável pelo Bloco Central, e também pelo Enfermeiro Adjunto do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança.


No Lar da Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, na reunião com a diretora da instituição e com uma das duas enfermeiras que prestam cuidados, foram discutidos os rácios não adequados e riscos decorrentes, tendo sido demonstrada disponibilidade para contratualizar mais um enfermeiro.


No Hospital das Forças Armadas, foram visitados alguns serviços e discutidas questões relacionadas com a prática clínica, com os Enfermeiros, civis e militares. De salientar a disponibilidade do Coordenador de Enfermagem para resolver as questões relatadas.


Leia mais: Bastonário da OE, Luís Filipe Barreira, visita ULS do Médio Tejo