Falta de Enfermeiros marcou Enfermagem@Sul no distrito de Setúbal

• 01-07-2023

A Enfermagem@Sul esteve mais uma vez em acção. O distrito de Setúbal recebeu esta iniciativa que tanto visa promover a proximidade da SRSul com os Enfermeiros. Constatámos que a falta transversal de Enfermeiros, por ausência de contratualização, incentivo, organização e/ou absentismo, está a criar fortes constrangimentos, aumentando a exaustão e provocando também desmotivação. Porém, é de destacar que tal não retira nem um pouco a dedicação que os colegas demonstram na contínua demanda de prestar os melhores cuidados a quem precisa.

"As visitas de proximidade, nos contextos da prática clínica, permitiram de forma privilegiada sentir a resiliência dos colegas e infelizmente constatar níveis elevados de exaustão e desmotivação, mais significativos nas UCSP e centros hospitalares, nomeadamente nos internamentos", destaca Dora Franco.

A Vogal do Conselho Directivo Regional da SRSul da Ordem dos Enfermeiros enumera motivos, alguns transversais outros mais particulares, que levam à desmotivação dos colegas, como "a falta de Enfermeiro Director (há 6 meses) na Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano"; "o défice transversal de recursos humanos, com consequentes dotações que comprometem a segurança e qualidade dos cuidados"; "as falhas de recursos físicos e materiais" e "a fragmentação de cuidados, na incapacidade linear de articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares".

Acrescenta ainda que "a incapacidade de resposta por parte dos cuidados saúde primários e sociais compromete gravemente os serviços de urgências, sobretudo do Hospital de São Bernardo, que necessita de intervenção urgente".

Nas visitas realizadas a 26 e 27 de Junho aos Centros Hospitalares de Barreiro-Montijo e de Setúbal, Hospital do Litoral Alentejano e aos ACES Arco Ribeirinho, Arrábida e Litoral Alentejano, um dos pontos a destacar é igualmente, como referido, a falta de Enfermeiros. Esta situação não permite dar resposta aos programas existentes. Verifica-se, por exemplo, a suspensão de consultas de diabetes, hipocoagulação, hipertensão.

A falta de viaturas para dar resposta às visitas domiciliárias é outro constrangimento, bem como a inexistência de ar condicionado, que há vários anos se aguarda reparação.