"Estes foram sempre momentos que vivi com especial alegria e orgulho"

• 29-09-2023

"Eu acredito na vossa geração, acredito na vossa energia, acredito no vosso humanismo e na vossa enorme vontade de provarem que o caminho que a enfermagem tem vindo a fazer nos últimos anos não foi em vão." Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros deixou uma mensagem de esperança, confiança e principalmente de garantia aos recém-licenciados: ninguém está sozinho.

Em final de mandato, Ana Rita Cavaco não escondeu o sentimento de saudade que já sente, numa altura em que, oito anos depois, entregou pela última vez as cédulas profissionais aos jovens que agora iniciam a carreira.

No momento alto de uma noite marcante, a Bastonária não só discursou, como se dirigiu pessoalmente a todos os novos enfermeiros presentes, partilhando assim de perto uma Cerimónia de Vinculação à Profissão, da Secção Regional do Sul, que contou com casa cheia na Estufa-Fria, em Lisboa, no passado dia 22 de Setembro.

No seu discurso começou por destacar: "Depois de quase oito anos como Bastonária, estou agora a entregar as últimas cédulas profissionais. Confesso que deixa saudades. Estes foram sempre momentos que vivi com especial alegria e orgulho. Para a minha história pessoal ficará, entre tanta coisa, os sucessivos encontros com os jovens enfermeiros, repletos de sentido de serviço altruísta e empenhados em olhar o próximo sem juízos de valor."

E salientou: "Foram sempre estes momentos que me fizeram reflectir sobre se estava a trilhar o caminho certo, em investir a justa energia e se fazia sentido as privações que estava a impor aos meus amigos e à minha família. De todas estas cerimónias saí com a mesma resposta: sim!"

“É isso que vos quero dizer hoje: valeu a pena e vai valer a pena. E valeu a pena porque encontro aqui hoje, mais uma vez, olhares que transportam a mesma luz, aquela que um dia também senti e transportava a mesma esperança e a mesma alegria."

Ana Rita Cavaco reiterou como nos últimos anos a Ordem dos Enfermeiros se transformou, tendo agora uma voz mais forte. "Portugal sabe hoje, como não sabia há oito anos que os enfermeiros têm voz, têm coragem e são ouvidos na hora de definir um rumo para a saúde em Portugal", salientou.

Dirigindo-se aos jovens enfermeiros, recordou: "Ao longo destes oito anos fui pedindo a todos os recém-licenciados que não perdessem de vista que o nosso foco são as pessoas, são aqueles que precisam dos nossos cuidados e a quem temos de dizer e mostrar, sobretudo nas horas mais difíceis, que ninguém está sozinho. Essa é a vossa missão, estar tantas vezes onde não está mais ninguém."

Olhando para o futuro afirmou que este "é já". "Está na hora de dizermos juntos e a uma só voz que no que depender dos enfermeiros e no que depender da sua Ordem, ninguém estará sozinho", realçou.

Assista ao discurso completo de Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, no vídeo em baixo.