Um Enfermeiro Solidário

  • 12-07-2019

PELA DIGNIDADE DOS ENFERMEIROS.

 

Foi esta causa que motivou Duarte Gil Ribeiro Barbosa a percorrer 395 quilómetros, entre Porto e Lisboa. A caminhada iniciou-se dia 3, no Hospital de S. João, no Porto, e terminou dia 11 em frente ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Pelo caminho passou por várias unidades de saúde onde recebeu o apoio e o carinho de dezenas de colegas.

 

À chegada a Lisboa, no dia 11, Duarte Gil, 47 anos, Enfermeiro no Porto, tinha à sua espera a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. Foi um encontro inesperado no culminar daquela missão. A bastonária deslocou-se ao Hospital de Santa Maria para saudar o atleta, mostrando-se solidária com o esforço despendido ao longo de vários dias.

 

Depois deste primeiro encontro com colegas do Sul, o Enfermeiro deslocou-se à presidência da República para entregar um manifesto em defesa da dignidade da sua profissão. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa não se encontrava no Palácio, pelo que apenas pôde deixar ali o documento. Em seguida, dirigiu-se novamente ao Hospital de Santa Maria donde, acompanhado de vários colegas, partiu em passo de caminhada rumo à Assembleia da República para entregar o manifesto aos deputados.

 

Duarte Gil garantiu que durante aqueles oito dias de caminhada perdeu apenas um quilo e que por causa dos Enfermeiros estaria disposto a fazer outro tanto sacrifício. Lembrou, a propósito, que apenas corre por causas.

 

Já percorreu 180 quilómetros e no fim doou 180 euros a uma instituição de solidariedade social – um euro por quilómetro. Já viveu na rua seis meses e no fim publicou um livro com a descrição da sua experiência, revertendo o lucro das vendas para uma instituição de apoio aos sem-abrigo. Já distribuiu abraços a um euro para fins solidários.

 

Desta vez, a causa foi a Enfermagem, a pensar em todos os seus colegas de profissão. Correu 395 quilómetros para sensibilizar a classe política e alertar para necessidade de se apoiar uma classe profissional que cuida de quem está doente…