Enfermagem do Trabalho em debate

• 04-11-2019

Cerca de 30 enfermeiros reuniram-se esta segunda-feira, dia 28, para falar sobre Enfermagem do Trabalho. O encontro decorreu nas instalações da SRSul, em Lisboa, e foi orientado pelo Enfermeiro Vítor Brasileiro, presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros do Trabalho (ANET), entidade parceira para a organização deste workshop.

O encontro foi motivado pelas recentes alterações legislativas e as novas recomendações emanadas pela Ordem dos Enfermeiros para esta área da enfermagem. Entre os vários aspectos debatidos salientou-se a obrigatoriedade de uma pós-graduação constante no regulamento da competência acrescida diferenciada do Enfermeiro do Trabalho. “Foi no sentido de alertar os colegas para as novas disposições que o encontro se realizou”, explicou o presidente da ANET, frisando que a reflexão foi acompanhada de uma análise do passado, do presente com vista a projectar o futuro”.

Orientado para o futuro está a necessidade de sensibilizar as empresas para a importância da Enfermagem do Trabalho. Conforme explicou Vítor Brasileiro, trata-se de um sector integrado na gestão das empresas que é normalmente secundarizado em épocas de crise por não vislumbrar o lucro directo. Mas, “se pensarmos que a produtividade é tanto maior quanto melhor for a saúde dos trabalhadores, então, se calhar, a Enfermagem do Trabalho também contribui para uma maior produtividade e, logo, para uma melhor gestão empresarial”, salientou o presidente da ANET, sublinhando: “Todos ganham com trabalhadores saudáveis e felizes”.

Neste sentido, Vítor Brasileiro entende que as empresas devem investir nesta área, apostando na qualidade dos serviços prestados e, claro, remunerando de uma forma digna e justa e trabalho dos Enfermeiros.

O workshop foi acompanhado pelo perito da SRSul Enfermeiro José Fortunato.