Mãos que ajudam a nascer

  • 04-05-2020

É com este vídeo que a SRSul assinala esta terça-feira, 5 de Maio, o Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) – internacionalmente referido como International Day of Midwife (Dia Internacional da Parteira). A par do Ano Internacional do Enfermeiro, este dia deve ser realçado pela importância que os especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica têm na saúde das grávidas, puérperas e recém-nascidos. 

 

Para o presidente do Conselho de Enfermagem Regional da SRSul, enfermeiro Marco Job Batista, “é reconhecido que a ‘mão’ dos EESMO faz toda a diferença no cuidado às grávidas, parturientes, puérperas e recém-nascidos”.

 

O presidente da SRSul lembra, por seu lado, que “toda a gente nasce”, e o que nascimento é normalmente lembrado como “o momento mais bonito da vida”. Neste sentido, para Sérgio Branco, humanizar a saúde materna e obstétrica significa, sobretudo, perceber, reflectir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e da sua família”. Chamando a atenção para a existência de falhas na qualidade da informação durante a gravidez, o presidente da SRSul defende que a humanização nesta área da saúde passa também por “devolver o protagonismo do parto à mulher, garantindo-lhe o direito de conhecimento e de escolha”.