Como preparar a marmita

  • 18-05-2021

“Como preparar a sua marmita? – Dicas para uma alimentação saudável” – é o tema da 4.ª sessão do ciclo “Pára, Escuta e Olha” dedicado ao bem-estar dos enfermeiros. Esta iniciativa da SRSul vai acontecer online no dia 24, às 21 horas, dinamizada pela Enfermeira Marília Pereira. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias no Balcão Único da SRSul aqui .

 

Esta é já a 4.ª sessão de um ciclo iniciado a 30 de Abril com o tema “Gerir as emoções em tempos desafiantes”. Seguiu-se, dia 3 de Maio, uma 2.ª sessão dedicada ao yoga com momentos relaxantes de aprendizagem que os Enfermeiros poderão repetir sempre que o desejem. A 3.ª sessão foi mais movimentada tendo como tema “Zumba – ritmo e energia”. Durante cerca de uma hora, ao som da música apropriada ao estilo, os Enfermeiros puderam dançar, fazer exercício e apreender movimentos que poderão usar no dia a dia para um bom relaxamento. A 4.ª sessão, a próxima, será dedicada à alimentação. Saber alimentar-se é também uma forma de cada um se cuidar para poder cuidar dos outros. O que se pretende é precisamente alcançar o equilíbrio físico e mental. Por isso, a 5.ª sessão, a última deste ciclo, vai colocar o foco no silêncio que eleva para a meditação. “Meditação e Harmonia” é o tema que vai acontecer online no dia 28 de Maio.

 

A adesão a esta iniciativa tem-se evidenciado um estrondoso êxito, com as inscrições sempre no pleno das permitidas para cada sessão.

 

Este ciclo tem como objectivos:

Promover a saúde mental e a regulação emocional, melhorando o humor e a auto-estima;

Reduzir os níveis de stress, ansiedade e sensação de cansaço;

Criar atitudes positivas perante hábitos de vida saudáveis;

Promover a organização/gestão de padrões de alimentação saudáveis.

 

É um dos maiores desafios dos nossos tempos; é também uma das nossas maiores necessidades: o encontro de cada um consigo mesmo, em paz, harmonia e regozijo. É um desafio porque sabemos o quanto é difícil desligar… sim, desligar é mesmo muito difícil. Os Enfermeiros são os que mais sentem essa dificuldade, sobretudo os que mais de perto viveram o drama da pandemia. Despir a farda, chegar a casa e não conseguir adormecer… noites e dias seguidos. De facto, esta crise sanitária trouxe-nos desconhecidos olhares sobre a enfermagem. E também desconhecidas emoções que necessitamos saber dominar.

Parar, para que cada um se escute, se olhe e se encontre – é uma proposta da SRSul para todos os Enfermeiros.

 

As inscrições no máximo de 200 são gratuitas mas obrigatórias através do Balcão Único.

 

Cuide de si….