CENÁRIO "CAÓTICO" NA URGÊNCIA DO HOSPITAL DE S. JOSÉ

• 19-09-2018

A Secção Sul da Ordem dos Enfermeiros foi alertada, embora oficiosamente, por vários colegas e pela comunicação social do cenário que se vive na Urgência do Hospital de S. José.

Das exposições chegadas até nós, informalmente, releva-se o excesso de fluxo de doentes, que acompanhado da falta de capacidade de internamento por parte do hospital, obriga a que os doentes se acumulem nos corredores desta urgência. Este facto, sem que haja capacidade de resposta assistencial pelo reduzido número de Enfermeiros, obriga a uma elevada carga de trabalho, bem como a uma constantemente necessidade de seguimento de turnos e redução do número de Enfermeiros por turno, desfalcando ainda mais as equipas já de si reduzidas e colocando em causa a segurança dos cuidados que aí são prestados.

Por outro lado, a falta de recursos materiais condiciona a capacidade de resposta às necessidades mais básicas, tais como a higiene, o conforto e a alimentação dos doentes que aqui acorrem, que a confirmar-se, atentam contra os princípios mais básicos da humanidade.
No sentido de apurar factos, amanhã, dia 20 de Setembro, pelas 14.00 horas, uma comitiva da SRSul da Ordem dos Enfermeiros visitará a urgência deste hospital com o intuíto de falar com os colegas e verificar as condições do exercício clinico, bem como solicitar ao Conselho de Administração as estratégias desenvolvidas no sentido de corrigir o cenário que Enfermeiros e Doentes classificam como “caótico”.

Veja aqui a reportagem da RTP.