Trágico Ano...

  • 01-07-2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou 2020 como o Ano Internacional do Enfermeiro. O objectivo seria celebrar a profissão durante um ano para que sobre ela se centrassem as atenções. Mas, nunca a OMS imaginaria que as atenções seriam muitas mais do que as esperadas ou as desejadas… As comemorações acabariam suspensas porque os enfermeiros de todo o mundo empenharam-se incansavelmente no combate contra a pandemia provocada pela covid-19. E todos reconhecem esse esforço.

 

Durante a última Assembleia Mundial de Saúde , realizada via internet a 18 de Maio, o Director-Geral da OMS, Tedros Ghebreyesys, elogiou o trabalho heroico e decisivo realizado pelos enfermeiros, especialmente os seus esforços excepcionais para combater a pandemia de covid-19.

 

E afirmou: “Esta Assembleia pretendia ser um momento de reconhecimento pelo incrível contributo que enfermeiros e enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica dão todos os dias, em todos os países. A pandemia roubou-nos essa oportunidade, mas serviu para ilustrar a importância dos enfermeiros e de todos os profissionais de saúde”.

 

Aludindo ao primeiro Relatório sobre a Situação Mundial da Enfermagem, publicado em Abril,  Tedros Ghebreyesys destacou o facto do documento identificar que “o mundo enfrenta um défice de seis milhões de enfermeiros para alcançar e manter uma cobertura universal da saúde”. Esclareceu também que o documento desafia os governos investirem na enfermagem e progredirem no sentido de uma cobertura universal da saúde – “saúde para todos”. E sublinhou: “Agora, mais do que nunca, o mundo precisa de enfermeiros e enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica”.

 

O Director-Geral da OMS fez ainda um apelo: “por favor, juntem-se a mim onde quer que estejam, levantem-se para mostrar o vosso apreço por estes verdadeiros heróis da saúde”.

 

A presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), Annette Kennedy,  agradeceu o “apoio genuíno aos enfermeiros” que o Director-Geral da OMS sempre demonstrou.  

 

“Infelizmente, 2020 acabou por ser tudo menos uma celebração da enfermagem: o mundo ficou ‘virado do avesso’ devido à pandemia e os enfermeiros perderam tragicamente as suas vidas nos esforços para ajudar os outros a lutar pela sua”, assinalou a responsável do ICN.

 

Annette Kennedy acrescentou depois: “Mas este ano trágico revelou, a um público grato, o papel vital dos enfermeiros e realçou o seu profissionalismo e compaixão. O Dr. Tedros tem razão ao afirmar que o Relatório sobre a Situação Mundial dos Enfermeiros constitui um roteiro para um futuro melhor. Mas só fará a diferença se os governos tomarem medidas para implementarem as suas conclusões. Devem investir na mão-de-obra de enfermagem e na sua educação, além de optimizar o contributo dos enfermeiros para políticas de saúde e na prestação de serviços de saúde, para que possam ser criados sistemas de saúde mais fortes e sustentados em toda a parte”.