A importância da vacinação

  • 23-04-2024

A vacinação é uma das intervenções de saúde mais poderosas ao nível da proteção da saúde pública, não só porque contribui para a prevenção de doenças infeciosas individuais, como também cria uma rede de imunidade que beneficia toda a comunidade.


Cria imunidade de grupo, protegendo não apenas os indivíduos vacinados, mas também aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde, como recém-nascidos ou pessoas com sistema imunológico comprometido.


Ao dar o meu contributo nesta intervenção, não estou apenas a cuidar do utente à minha frente, estou acima de tudo a contribuir para a saúde comunitária, ajudando a prevenir surtos e erradicar doenças. É uma responsabilidade e um privilégio poder oferecer essa proteção às pessoas, especialmente às mais vulneráveis.


A vacinação contribui de forma muito significativa para a redução dos custos em saúde, na medida, em que ao prevenir as doenças estamos simultaneamente a reduzir os custos associados ao tratamento dessas mesmas doenças evitáveis e às complicações que decorrem delas, aliviando a carga sobre os sistemas de saúde.


Enquanto enfermeira dos cuidados saúde primários gostaria de realçar a segurança e eficácia comprovada das vacinas. Estas passam por rigorosos testes de segurança e eficácia antes de serem aprovadas para uso público, garantindo que são confiáveis e seguras para administração.


Em suma, as vacinas salvam vidas, protegem a saúde pública e contribuem para o bem-estar global da população.


A vacinação é uma demonstração de cuidado, ciência e solidariedade.

 

Enfermeira Cristina Balau
USF São João do Pragal