26 anos de OE: a influência da primeira Presidente da SRSul

• 22-04-2024

O nome da Enfermeira Maria Eugénia Camolas surge em primeiro lugar quando se recua aos primórdios da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros. A primeira Presidente do Conselho Diretivo Regional deixou a sua marca pela capacidade de liderança e organizacional. A Ordem nasceu há 26 anos (21 de abril) e a Enfermeira esteve ligada aos trâmites que levaram ao momento histórico da enfermagem em Portugal.

Em 1998, fez parte da Comissão Instaladora que contou com nove dedicados enfermeiros, que passaram pelo árduo processo de criar a Ordem dos Enfermeiros, entre eles, a que viria a ser a primeira Bastonária, a Enfermeira Mariana Diniz de Sousa.

"Numa altura em que se celebra mais um aniversário da Ordem dos Enfermeiros, celebramos também aqueles que contribuíram para a sua criação, porque o futuro é também feito do passado. A SRSul enaltece o papel da Comissão Instaladora da OE, na pessoa da primeira Presidente da SRSul, a Enfermeira Maria Eugénia Camolas Guerreiro", destaca a Enfermeira Dora Franco, atual Presidente do CDR da SRSul.

Maria Eugénia Camolas exercia a função de Diretora Enfermeira na Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Essa experiência revelou ser valiosa, como recorda o Enfermeiro João Santos, Secretário da Secção Regional do Sul no mandato inaugural e que viria a suceder como Presidente do CDR: "Tinha essa experiência de liderança na maternidade, como também tinha a experiência de ter integrado a Comissão Instaladora da Ordem e, de facto, teve um trabalho importantíssimo para a profissão."

Realça como uma das principais características da Enfermeira a "muita persistência".

"Era uma pessoa muito determinada, que sabia muito bem o que queria e que lutava por aquilo que acreditava. Conseguia mobilizar as pessoas que trabalhavam com ela nesses propósitos. Portanto, tinha uma boa capacidade de liderança, era uma pessoa firme e penso que isso é uma característica que também trazia como líder de enfermagem de uma grande instituição da cidade de Lisboa e do país. É algo que marcou claramente o seu desempenho como presidente da Secção Regional do Sul."

Foram tempos desafiantes, ainda mais com os enfermeiros a manterem as suas responsabilidades nas organizações que representavam, enquanto davam vida à Ordem. "Foi uma luta difícil que teve, felizmente, um grande apoio da comunidade de enfermagem a todos os níveis, quer das estruturas sindicais, quer da área da docência..."

João Santos acrescenta que a criação da Ordem "quase coincidiu no tempo com mais duas conquistas importantes: a integração do ensino de enfermagem no ensino superior e o código deontológico, a regulamentação profissional".

"Foi de facto um tempo exigente e houve necessidade de fazer um esforço significativo para dar resposta àquilo que eram as exigências na época da Ordem dos Enfermeiros, no sentido de melhorar a qualidade dos cuidados", afirma.

Sobre a Enfermeira Maria Eugénia Camolas, que faleceu em 2022 aos 79 anos, destaca ainda: "Foram muitas horas de reuniões intensas, muito trabalho de produção de processos e documentação, que a Enfermeira Camolas liderou enquanto esteve na secção. Não concluiu o mandato, mas foi uma figura de referência quer na Comissão Instaladora, quer depois como líder da secção. Tem um grande mérito por esse trabalho."