2020: o Ano da Enfermagem

• 02-01-2020

A Enfermagem vai estar no centro das atenções em 2020. Serão três os grandes acontecimentos:  a campanha Nursing Now, o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira e o bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna…

Figuras fulcrais em todos os sistemas de saúde, os Enfermeiros estão a desenvolver a campanha denominada Nursing Now, tendo como principais promotores o Burdett Trust for Nursing, o Conselho Internacional de Enfermeiros (Internacional Council of Nurses) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os Enfermeiros são, na generalidade, os profissionais em maior número em cada uma das instituições que oferecem assistência em saúde e, por isso, são uma chave fundamental para a evolução da profissão. A campanha Nursing Now visa “melhorar a saúde globalmente, aumentando o perfil e o status da Enfermagem em todo o mundo.”

As entidades organizadoras pretendem que esta seja uma campanha focada em cinco grandes transformações: assegurar que os Enfermeiros apresentem uma maior voz na criação e determinação de políticas de saúde; encorajar um maior investimento na força de trabalho da Enfermagem; promover uma maior atribuição de cargos de liderança aos Enfermeiros; estimular o desenvolvimento de investigação que ajude a determinar onde os Enfermeiros apresentam um maior impacto; e partilhar bons exemplos ao nível da prática de Enfermagem.

Em Junho deste ano eram 89 os países que já tinham aderido a esta campanha, existindo igualmente 266 grupos a desenvolver acções de promoção do Nursing Now, todos a trabalharem para a inovação e criatividade dos cuidados e da assistência em saúde.

Até 2030, a nível internacional, segundo os promotores do Nursing Now, serão necessários mais nove milhões de Enfermeiros para alcançarmos cuidados de qualidade, a par do investimento na melhoria das condições de trabalho, na formação e no desenvolvimento de competências de liderança.

Tenhamos também presente que 2020 será o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira. A declaração oficial foi aprovada pelos Estados-membros da OMS que participaram na 72ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em Genebra entre 20 e 28 de Maio.

2020 coincide também com o bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna. A nossa esperança é que a designação de 2020 como o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira proporcione a todos, e sobretudo aos nossos governantes, uma nova visão do que é a Enfermagem na era moderna e como podem os Enfermeiros “iluminar” o caminho para a cobertura universal de saúde e cuidados de saúde para todos os portugueses.

Este movimento internacional, em que a nossa Ordem está profundamente envolvida, traz-nos uma grande esperança, sobretudo para os mais jovens, ainda que saibamos que no nosso país muitos são os colegas que emigram por falta de condições de trabalho ou por oferta de salários pouco dignificantes e desequilibrados relativamente às competências que apresentam.

Portugal obviamente que não ficará indiferente a todo este movimento.

Sérgio Branco, presidente da SRSul