Todos os Enfermeiros do Serviço de Urgência Geral do Hospital Amadora-Sintra pedem escusa de responsabilidade

Pediu escusa de responsabilidade toda a equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.

Em causa está a falta de condições mínimas para assegurar os cuidados adequados e as condições de segurança necessárias aos doentes.

Ao todo, são 111 enfermeiros que alertam para a situação vivida no Serviço de Observação, que se encontra sobrelotado, excedendo em muito a sua capacidade de internamentos em maca.

O Serviço de Observação tem capacidade para 29 doentes internados em cama e 11 doentes internados em maca. Nesta altura, o Serviço atingiu o limite de internados em cama e está com 75 doentes internados em maca.

Em Janeiro, registou-se uma média de 104 doentes internados e cerca de 200 doentes em circulação em área ambulatória.

A Ordem dos Enfermeiros alerta para a falta de meios físicos e humanos, que tem consequências diretas no tempo de espera dos utentes muito urgentes e urgentes, e para a falta de vigilância a que ficam sujeitos.

É igualmente preocupante o atraso na realização de meios complementares de diagnóstico decorrente desta situação.

A equipa de enfermeiros do Serviço de Urgência Geral já esgotou toda a capacidade para colmatar os problemas existentes, inclusive com a oferta de turnos extra-horário laboral contratados.

Os profissionais reconhecem o esforço do Diretor de Enfermagem mas adiantam que os problemas já tomaram tamanha proporção que só poderão ser resolvidos a nível superior.

Em Janeiro de 2022, esta mesma equipa formalizou o primeiro pedido de escusa de responsabilidade.

Nessa altura, a Ordem dos Enfermeiros visitou o Serviço e denunciou graves falhas nas condições do exercício profissional.

De salientar que, até final de dezembro de 2022, a Ordem dos Enfermeiros recebeu 7.656 pedidos de escusa de responsabilidade.