Press-release

OE quer alterar modelo de financiamento e sistema de medição de resultados em saúde

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, e o Diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina de Lisboa, António Vaz Carneiro, convidaram o Ministro da Saúde, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde e as administrações de todos os hospitais públicos do País, bem como representantes de unidades de investigação, para um jantar de trabalho destinado à apresentação do Consórcio Internacional de Medição de Resultados em Saúde (ICHOM), o qual terá lugar no hotel Vila Galé, Lisboa (Alcântara), pelas 20h do próximo dia 11 de Maio.

É uma iniciativa que se enquadra na realização do IV Congresso da Ordem dos Enfermeiros, entendendo esta que as unidades de saúde devem passar a ser financiadas pelos resultados alcançados e não pelo número de doentes e dos procedimentos realizados, como acontece agora.

O objetivo é transformar o Sistema de Saúde Português através da medição e relato padronizado de resultados em saúde dos cidadãos. Nos cuidados de saúde, os resultados sensíveis às pessoas são a medida real de sucesso. Quando as pessoas procuram cuidados de saúde querem saber como será a sua vida depois do tratamento: se poderão regressar ao trabalho, se manterão a independência, se os sintomas vão melhorar.

O ICHOM propõe-se ajudar os utentes e as organizações a responder a estas questões, tendo já definido padrões de resultado para um conjunto de condições clínicas que englobam mais de 35% da carga global de doença do mundo.

O ICHOM é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo Instituto para a Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (EUA), pelo Boston Consulting Group (EUA) e pelo Karolinsk Institutet (Suécia).  O seu modelo de medição de resultados em saúde está em implementação em diversos países, nomeadamente EUA, Escócia, Holanda, Suécia, Reino Unido e China.

GCI/WA/PG