Press-release

Nova medição de resultados de saúde em desenvolvimento

No seguimento do desafio lançado ao Sr. Ministro da Saúde pelo Digníssimo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros para que mudasse a forma como se medem os cuidados de saúde em Portugal, realizou-se na passada quarta-feira um workshop com cinco unidades hospitalares para preparar a criação de experiências-piloto.

O workshop realizado na sede da Ordem dos Enfermeiros, em Lisboa, foi uma organização conjunta da Ordem dos Enfermeiros e do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência e contou com dois preletores do Consórcio Internacional de Medição de Resultados de Saúde que vieram de Londres para apresentar o novo método.

Relembra-se que atualmente as unidades de saúde limitam-se a medir o número de diagnósticos, cirurgias e consultas, utilizando poucos indicadores de qualidade para medir o que fazem. Hoje não é possível saber quantos doentes com cataratas saíram dos hospitais a ver, ou quantos doentes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral saíram a andar do Hospital. Ou seja, o sistema é cego para os resultados que produz nos utilizadores.

Espera-se, até ao final do ano, criar uma pequena comunidade de implementação com cerca de cinco unidades hospitalares para testar uma nova metodologia de avaliação, proposta por um Consórcio Internacional fundado pelo Instituto para a Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (EUA), pelo Boston Consulting Group (EUA) e pelo Karolinska Institutet (Suécia).

Além das cinco unidades hospitalares, estiveram ainda presentes no workshop unidades de investigação médicas e de Enfermagem e um representante da Administração Central do Sistema de Saúde.

CGB/RF - GCI/PG