Ordem identifica mais de 4500 Enfermeiros por vacinar

A Ordem dos Enfermeiros, em conjunto com a Task-Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19, identificou, pelo menos, 4750 Enfermeiros que ainda não foram vacinados, além de 6000 estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico.

Na sequência do inquérito lançado pela OE, responderam 1250 Enfermeiros profissionais liberais e 3500 do SNS, sectores privado e social. Este é um número que pode pecar por defeito, uma vez que se admite que nem todos os Enfermeiros por vacinar tenham respondido ao respectivo inquérito. No entanto, as listagens já foram enviadas à Task-Force, conforme combinado na reunião com o novo Coordenador,  Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, que nesse encontro garantiu a inclusão nos grupos prioritários para vacinação dos estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico.

A Task-Force, no âmbito do espírito de colaboração que agora existe com a OE, assegurou que a partir de 1 de Março estes profissionais começariam a ser chamados para vacinação.

Face a estes números, a OE não pode, no entanto, deixar de recordar e lamentar as falhas e abusos que pautaram o início do processo de vacinação, que demonstram como muitos profissionais de Saúde, que são a nossa única linha de defesa, ficaram por vacinar enquanto muitas outras pessoas foram vacinadas sem serem prioritárias, falseando o processo.

A OE, aliás, não deixou de receber denúncias de vacinação indevida, que continuam a ser remetidas ao Ministério Público.