Ordem apresenta medidas à ministra da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros foi recebida esta sexta-feira pela Ministra da Saúde, numa reunião com outras ordens profissionais da Saúde, onde manifestou as suas preocupações com a falta de equipamentos de protecção individual (EPI) e a falta de recursos humanos, tendo apresentado algumas medidas que considera urgentes, designadamente a contratação de mais Enfermeiros e o cancelamento de toda a actividade cirúrgica não urgente.

A protecção dos profissionais de Saúde é a grande preocupação da OE neste momento, atenta a situação de emergência que vivemos, pelo que o papel dos profissionais de saúde é ainda mais imprescindível.

Da segurança dos profissionais de Saúde depende a segurança de todos. É conhecida a carência de Enfermeiros no SNS, carência essa que não podemos correr o risco de ver agravada em situação de pandemia.

As sugestões da Ordem dos Enfermeiros foram bem acolhidas pelo Ministério, tendo sido também criado um canal de comunicação entre as ordens profissionais da Saúde e o Ministério.

“Foi-nos garantido pela tutela que todos os pedidos de contratação que chegam ao gabinete estão a ser autorizados, pelo que apelamos aos conselhos de administração que comuniquem as carências”, explica o vice-presidente da OE, Luís Barreira.

A Ordem dos Enfermeiros realçou ainda a disponibilidade de todos os Enfermeiros nesta situação de crise, na sequência das centenas de contactos que tem recebido.

A OE apela a todos os Enfermeiros para que se mantenham em segurança.