Ordem apoia enfermeiros agredidos no Porto

A Ordem dos Enfermeiros (OE) lamenta mais uma agressão a profissionais de saúde e presta toda a sua solidariedade e apoio aos dois enfermeiros do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de São João que foram agredidos na noite de terça-feira.

 

“A OE está à disposição destes enfermeiros para tudo o que precisarem”, garante a Bastonária, Ana Rita Cavaco.

 

Esta mesma posição já foi comunicada, via telefone, ao Centro Hospitalar de São João, que foi também questionado sobre o estado de saúde das vítimas, uma vez que a Ordem apenas tem conhecimento pelas notícias que um dos enfermeiros necessitou de ficar internado, segundo fonte da PSP.

 

A Ordem recorda que os dados mais recentes referem que, nos primeiros nove meses de 2017, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde, foram registados mais de 500 incidentes de violência contra profissionais de saúde, o que revela uma aumento em relação ao ano anterior.

 

A Ordem alerta, por isso, para a necessidade de serem tomadas medidas concretas de protecção e salvaguarda dos profissionais de saúde, lembrando ainda que os enfermeiros são o grupo profissional que mais é vítima de violência.