Comunicado: OE não concorda que farmacêuticos vacinem contra a covid-19

A Ordem dos Enfermeiros não concorda com a decisão do Governo de dar formação a farmacêuticos de forma a habilitá-los a administrar vacinas contra a covid-19.

A administração de vacinas não é competência desses profissionais de saúde.

Estas vacinas poderão ser administradas nas farmácias desde que as mesmas contratem Enfermeiros para o efeito, tal como prevê a portaria que define os serviços prestados nas farmácias comunitárias e cuja alteração em 2018 permite prestar alguns serviços de Enfermagem nestas farmácias. Essa alteração levou à assinatura de um protocolo entre a Ordem dos Enfermeiros e a Associação Nacional de Farmácias para a contratação de Enfermeiros para a prestação destes cuidados.

A Ordem dos Enfermeiros defende a segurança dos cuidados prestados às pessoas numa lógica de respeito pelas competências profissionais próprias de cada classe profissional. Por comparação, não passa pela cabeça da Ordem dos Enfermeiros administrar formação ‘ad hoc’ para que os Enfermeiros vendam medicamentos.