Bastonária escreve aos autarcas sobre novas competências do INEM

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, escreveu aos autarcas de todo o País sobre a tentativa de atribuir a técnicos do INEM competências de médicos e Enfermeiros, alertando para o perigo da medida, classificada como economicista, que porá em risco a vida de todos.

“No seu concelho, está disposto a substituir a resposta diferenciada de médicos e Enfermeiros por cidadãos, maiores de 18 anos, com o 12º ano e formação por e-learning?”, questiona a Bastonária, reiterando que a Ordem dos Enfermeiros tudo fará para impedir a situação, mas que a salvaguarda de vidas trata-se de uma atribuição de todos: “É por isso que lhe escrevemos, no superior interesse das pessoas e do país. Recusamos a contenção orçamental à custa de vidas e pedimos-lhe: recuse também!”

A Ordem dos Enfermeiros assume estar em choque com a intenção de dar competências exclusivas de médicos e Enfermeiros a Técnicos de Emergência Pré-Hospitalares (TEPH), considerando mesmo que “o que se pretende fazer não é só grave: é criminoso”.