Bastonária denuncia encerramento de camas por falta de enfermeiros em pleno período gripal

A Ordem dos Enfermeiros teve conhecimento da decisão de encerramento, a partir de Novembro, em pleno período gripal, do serviço de Otorrinolaringologia e Oftalmologia (ORL/OFT) do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, devido à carência de enfermeiros, que vão ser mobilizados para outros serviços.

Esta é a segunda vez este ano que encerra este serviço, que tem um total de 22 camas, mas das quais 14 estão reservadas para os serviços de Medicina, devido à ruptura de recursos humanos de Enfermagem. Em causa está a não autorização, atempadamente, para a contratação de mais enfermeiros, apesar dos alertas da Ordem para a falta de profissionais e a necessidade de reforçar os serviços antes do período epidémico da gripe.

“Mais uma vez, não estamos a acautelar a contratação de enfermeiros. Como de costume, temo que vamos assistir ao caos nos hospitais e centros de saúde”, salienta a Bastonária Ana Rita Cavaco.

A Ordem dos Enfermeiros recorda que, no final de 2016, a Bastonária entregou ao Presidente da República e à tutela uma proposta para a contratação de três mil enfermeiros por ano nos próximos 10 anos, numa altura em que faltam cerca de 30 mil profissionais no País.

A Bastonária manifesta a sua preocupação com o encerramento de camas no Hospital Pedro Hispano e teme que a situação se agrave e congestione os serviços de urgência e internamento em pleno pico gripal, não só nesta unidade de saúde como em todo o País.

FC