Universidade do Porto e OE estudam mortalidade entre os profissionais de Saúde

  • 13-04-2020

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em colaboração com as ordens profissionais dos Enfermeiros, dos Médicos e dos Farmacêuticos, vai realizar um estudo científico, intitulado PROVIDA, que tem como objetivo avaliar a morbilidade e a mortalidade entre os profissionais de saúde durante a pandemia covid-19 em Portugal.

 

Com o PROVIDA pretende-se quantificar os eventuais excessos nas taxas de mortalidade entre os profissionais de Saúde, em comparação com as taxas da população em geral, mas também as possíveis diferenças nos riscos consoante as especialidades clínicas. Neste contexto, serão comparados dados de óbitos durante o período da epidemia com dados de meses congéneres do ano anterior e as médias e tendências de mortalidade dos últimos anos.

 

O conhecimento obtido com este estudo será essencial para conhecer com maior precisão os riscos a que os profissionais de saúde estão sujeitos durante a epidemia para, no futuro, melhorar as medidas de protecção individual em eventuais novas vagas epidémicas.

 

Os investigadores ou entidades que pretendam dar a este projeto um contributo de trabalho técnico, científico ou financeiro, poderão contactar a equipa do PROVIDA através do seguinte email: [email protected].