Relatório do ICNM: Enfermeiros do Mundo precisam de aumentos salariais e melhores condições de trabalho

  • 17-05-2018

Uma nova análise internacional dos salários dos enfermeiros mostra a estagnação salarial e queda no poder de compra. Esta é a conclusão do estudo elaborado e divulgado hoje pelo Centro Internacional para a Migração de Enfermeiros (ICNM). Os resultados do estudo realizado entre 2006 e 2016  mostram que muitos enfermeiros em todo o mundo têm sentido uma queda em termos reais do seu poder de compra.

 

A Comissão de Emprego e Crescimento Económico da ONU defendeu recentemente o investimento nos serviços de saúde como um pré-requisito para a prosperidade económica, em vez de ser um obstáculo para o crescimento. Dada a relativa queda do poder de compra dos enfermeiros nos últimos 10 anos, há uma necessidade urgente de aumentar os salários dos enfermeiros em todo o mundo e melhorar as condições de trabalho.

 

Segundo Howard Catton, Director de Política de Enfermagem e Saúde do ICN e autor deste relatório, “embora existam limitações dos dados recolhidos pelo ICN, os resultados mostram claramente períodos significativos de crescimento salarial mínimo em todo o mundo”. Alerta ainda que devido à escassez prevista de nove milhões de enfermeiros até 2030, é urgente que “os Governos invistam na Enfermagem e abordem questões para recrutar e manter enfermeiros, como os salários iniciais praticados e a progressão salarial”. Embora existam indícios de uma recuperação nos salários nos últimos dois anos em alguns países, esta não é uma tendência geral. Durante este período, as taxas de rotatividade aumentaram devido ao envelhecimento dos profissionais de Enfermagem, mas também a cargas de trabalho pesadas, baixa remuneração e más condições de trabalho que estão a afastar os enfermeiros da profissão.

 

Catton refere também que “apesar da escassez actual, parece que o salário não está a ser utilizado como uma alavanca para melhorar tanto o recrutamento como a permanência de enfermeiros. Todos os Governos têm a responsabilidade de garantir a segurança de seus cidadãos e isso inclui ter um número suficiente de profissionais de saúde, porque as consequências de não existirem em número suficiente são prejudiciais à saúde da população”.

 

O recente lançamento da campanha global Nursing Now oferece agora uma oportunidade para sensibilizar e consciencializar a sociedade e o poder político para o valor e o contributo dos enfermeiros, defendendo políticas positivas e um maior investimento na área da saúde que passa pelo aumento dos salários dos enfermeiros e melhores condições de trabalho.

 

Consulte aqui o documento na íntegra.