Relatório da OCDE revela que Enfermeiros portugueses são dos mais mal pagos

  • 13-11-2019

                                                       
Os Enfermeiros portugueses têm vindo a sofrer cortes salariais nos últimos anos e são dos que menos recebem, confirma a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório Health at a Glance 2019.

 

O estudo analisa a evolução das remunerações entre 2010 e 2017 e compara a situação em vários países (Áustria, Bélgica, Canadá, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Israel, Luxemburgo, México e Portugal). Destes 11 países, apenas Portugal registou uma descida, sendo que, actualmente, um Enfermeiro com dois ou 20 anos de profissão ganha 980 euros líquidos.

 

“Na maioria dos países, a remuneração dos enfermeiros aumentou desde 2010, embora a taxas diferentes. Em outros países, como Portugal e Espanha, a remuneração dos enfermeiros caiu após a crise económica de 2008-09”, lê-se no documento, que dá o exemplo da Eslováquia, onde os salários dos Enfermeiros aumentaram 40% entre 2010 e 2017, ou da República Checa, que viram os seus salários subir significativamente após os protestos de 2011. A OCDE revela também que, nos EUA, a remuneração destes profissionais é maior do que na maioria dos outros países da OCDE, razão pela qual continuam a atrair milhares de Enfermeiros estrangeiros todos os anos.

 

“O cenário traçado por este relatório vem ao encontro daquilo que a Ordem não se cansa de denunciar e que os Governos têm insistido em esconder e que está na origem da saída de Portugal de quase 20 mil Enfermeiros”, diz a Bastonária da OE, Ana Rita Cavaco.

 

Veja aqui o relatório completo

https://www.oecd.org/health/health-systems/health-at-a-glance-19991312.htm