Primeiro Enfermeiro Coronel das Forças Armadas em Portugal

  • 23-01-2019

António Gomes é o primeiro Enfermeiro das Forças Armadas Portuguesas a atingir o Posto de Coronel.

Com 58 anos e 33 de profissão, António Teixeira Gomes é natural de Soalhães, Concelho de Marco de Canaveses, e nasceu a 18 Maio de 1960.

 

Para António Gomes, esta promoção “vem reconhecer o valor da classe de Enfermagem e, em particular, dos Enfermeiros militares”. “Recorde-se que as primeiras Enfermeiras que foram admitidas na categoria de oficiais foram Paraquedistas, que por determinação do Subsecretário de Estado da Aeronáutica, em 1961, foi criado o Corpo de Enfermeiras Paraquedistas que atingiram o Posto de Capitão e que veio a ser extinto após o 25 Abril”, lembra António Gomes.

 

Ingressou na Força Aérea em 3 janeiro de 1980, como voluntário para a especialidade de praça socorrista na Base Aérea nº 2 OTA.

 

De agosto de 1980 até setembro 1982 esteve colocado na Base Aérea nº 4 na Ilha Terceira, onde teve funções inerentes à sua especialidade, nomeadamente colaborando em inúmeras evacuações aeromédicas. 

 

Entre 1982 e 1985 frequentou o curso de Enfermagem na Escola do Serviço de Saúde Militar, e em 1986 foi colocado no Centro de Medicina Aeronáutica (CMA), onde se manteve até dezembro 2016.

Em 1995 foi o primeiro enfermeiro da Força Aérea a obter a competência em  “Flight Nurse”, após realização do Curso de Evacuações Aeromédicas  em Trenton/ Ontário , na Royal Candian Air Force.

Em 1999 Frequentou o Estágio Técnico Militar na Academia da Força Aérea, formação a que concorreu para a transição para a categoria de Oficial, deixando de pertencer à categoria de Sargentos, ficando colocado no quadro de Técnicos de Saúde a exercer funções no âmbito da Saúde Militar como enfermeiro no CMA. 

 

Em 2002 obteve o grau académico de Licenciatura em Enfermagem.

De 2003 a 2013, foi formador e coordenador de módulos nos Cursos de Evacuações Aeromédicas e de Medicina Aeronáutica.

 

Em 2004 fez o curso de Viatura Médica de Emergência e Reanimação pelo Hospital de Santa Maria, colaborando até à data com este meio de emergência pré-hospitalar.

Em 2012 frequentou a Pós-Graduação em Ciências Militares Aeronáuticas para a promoção a Oficial Superior e desde dezembro de 2016 até à atualidade é assessor de Enfermagem para a Direção de Saúde da Força Aérea.

 

Durante o seu percurso militar foi agraciado com vários Louvores e Condecorações, destacando-se 10 louvores individuais nacionais e um internacional por participar na Missão da ONU em Timor e uma Menção Honrosa pela Royal Canadian Air Force.

 

Foi condecorado com as seguintes medalhas: Cavaleiro da Ordem Militar de Avis; medalhas de Mérito Militar de 2ª; 3ª e 4ª Classe; medalha de Comportamento Exemplar de Ouro, Cobre e Prata; medalha de Mérito Aeronáutico de 3ªClasse e medalha das Nações Unidas.

 

A 27 de Dezembro de 2018 tornou-se no primeiro Enfermeiro das Forças Armadas Portuguesas a atingir o Posto de Coronel.

“A promoção ao Posto de Coronel Enfermeiro vem reconhecer a evolução da carreira de Enfermagem militar que deve ser motivo de orgulho para toda a classe. É um marco histórico na saúde militar e em particular para os Enfermeiros militares, um momento de afirmação após a  recente transição de todos os Enfermeiros para Oficiais, pelo que os Enfermeiros devem estar orgulhosos por este feito”, sublinha António Gomes.

 

Parabéns Enfermeiro!