Pedidos de Enfermeiros ultrapassam os 4 mil em 2019

• 23-01-2020

Mais de quatro mil Enfermeiros solicitaram à Ordem dos Enfermeiros a declaração para efeitos de emigração em 2019, um número recorde que triplica em relação a 2017 e representa um aumento de 64% face a 2018.

A OE contabilizou, em concreto, 4506 solicitações do certificado de equivalência para exercer no estrangeiro, contra os 2736 de 2018 e os 1286 em 2017.

Face aos dados do primeiro semestre de 2019, que contabilizou 2321 pedidos de declarações, a Ordem já tinha alertado para a possibilidade de 2019 vir a registar a maior vaga de emigração de sempre, o que acabou por se concretizar, e o ano fechou com números surpreendentes e além dos estimados.

“Este é um número preocupante, que diz muito sobre o estado da Saúde em Portugal e, em particular, sobre a forma como os profissionais são tratados”, diz a Bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, que atribui esta situação à ausência de contratação, apesar da carência de Enfermeiros no nosso País, e às condições de trabalho. “No estrangeiro, os Enfermeiros têm a formação e a especialidade pagas, têm, efectivamente, uma carreira com diferenciação salarial, mas, acima de tudo, são reconhecidos e acarinhados”, acrescenta a Bastonária, lembrando que a OMS declarou 2020 como o Ano Internacional do Enfermeiro.

Relativamente aos países que recebem mais Enfermeiros portugueses, o Reino Unido continua a ser o principal destino, seguido de Espanha e Suíça. De sublinhar que os Emirados Árabes surgem já no sexto destino preferencial, assim como vários países fora da Europa, como a China e o Qatar, de acordo com as declarações que referem o país de destino, informação que não é de referência obrigatória aquando do pedido do certificado.

Temos 18 mil Enfermeiros no estrangeiro e uma grande percentagem destes no Reino Unido. Temos ideia que, por ano, mais de 50% dos pedidos de declaração para efeitos de emigração, ou seja, mais de mil por ano, têm como destino o Reino Unido.

Sobre a emigração, e tendo em conta os relatos que nos chegam, o que podemos dizer é que, actualmente, qualquer país é mais atractivo que Portugal para os Enfermeiros, porque são reconhecidos, como temos visto em particular no Reino Unido, têm melhores condições de trabalho e remuneratórias. Acima de tudo, têm uma carreira. Em Portugal, apesar de faltarem 30 mil Enfermeiros, não há contratação e, como tal, muitos profissionais acabam por emigrar.