Orientações para a atribuição de título profissional de Enfermeiro Especialista

  • 23-07-2019

O título profissional de Enfermeiro Especialista já pode ser pedido também por via da certificação de competências, através do Balcão Único. Aproveite, nesta fase transitória, a oportunidade de ver reconhecido todo o seu investimento profissional e académico.


Trata-se de uma alteração prometida pela Ordem, que valoriza a experiência e a formação. Nesse sentido, foi emitida uma circular normativa que clarifica os procedimentos.


Em causa estão os profissionais que detenham experiência profissional comprovada e que se encontrem numa das seguintes situações:

  • sejam detentores do título de Especialista e pretendam ver esse título reconhecido no âmbito das novas áreas de especialidade;
  • sejam detentores de formação especializada, com parecer da OE, que à data da matrícula e inscrição não cumpriam todos os requisitos inerentes ao candidato, e possuam, pelo menos, 3 anos de inscrição na OE;
  • tenham formação pós-graduada anterior à regulamentação das áreas de especialidade em Enfermagem e, por isso, cursos sem parecer favorável da OE.


Se tem formação pós-graduada presencial, mestrado ou doutoramento na área de especialidade que pretende, iniciada ou concluída antes de Junho de 2018, não perca mais tempo e peça já o seu título através do Balcão Único. O processo é simples e rápido.


Desde 2018, há seis novas áreas de Especialidade: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, à Pessoa em Situação Paliativa, à Pessoa em Situação Perioperatória, à Pessoa em Situação Crónica, Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública e Enfermagem de Saúde Familiar.


Se ainda tem dúvidas, consulte aqui as orientações para a atribuição de título profissional de Enfermeiros Especialista pela via da certificação individual de competências.

SCM