Ordem escreve aos grupos parlamentares sobre Carreira de Enfermagem

• 18-06-2020

A propósito do debate em sessão plenária agendado para esta quinta-feira, 18 de Junho, na Assembleia da República, sobre a Carreira de Enfermagem, onde estarão em análise vários Projectos de Lei, a Ordem dos Enfermeiros (OE) escreveu a todos os grupos parlamentares, apelando a um consenso pelo reconhecimento e valorização da profissão de Enfermeiro e tendo em vista a adopção de medidas concretas em defesa do nosso Sistema de Saúde.

“A Saúde deverá estar sempre acima de estratégias políticas ou parlamentares”, escreve o vice-presidente da OE, Luís Barreira, no ofício endereçado a todos os partidos com assento parlamentar, lembrando que é urgente corrigir normas que têm vindo a afectar negativamente o desenvolvimento profissional dos Enfermeiros portugueses, com impacto na prestação de cuidados de Saúde.

Se é verdade que a pandemia da Covid-19 veio confirmar em todo o mundo o papel determinante dos profissionais de Saúde, e em particular dos Enfermeiros, que nunca faltaram à chamada e arriscaram a vida com sacrifício pessoal sem qualquer compensação, também é verdade que o poder legislativo em Portugal, além dos aplausos, ainda não deu mostras de ter aprendido a lição, mostrando efectivamente que caminho quer para a Saúde. Este é o momento da mudança e de escolher o caminho: se queremos um SNS forte com profissionais motivados e valorizados ou se queremos continuar a exportar Enfermeiros.

Mais do que aplausos, palavras e discursos politicamente correctos que, muitas vezes, não passam de promessas vagas, é necessário passar aos actos concretos e o Parlamento é o local certo para o início dessa mudança.

A Ordem dos Enfermeiros estará sempre disponível para colaborar com todos os partidos políticos e deputados, para além do governo e das autoridades de saúde, para um trabalho sério numa área que deveria ser um desígnio nacional.

Assim, atendendo às diferentes propostas apresentadas pelo BE, PCP e CDS-PP, a OE apela a um consenso parlamentar, fazendo votos para que sejam criadas as bases políticas para um Pacto para a Saúde.