Ordem dos Enfermeiros lança browser Ontologia de Enfermagem

• 22-04-2021

A Ordem dos Enfermeiros disponibiliza hoje o browser que permite consultar a Ontologia de Enfermagem. Para aceder basta entrar na Área Reservada e clicar no botão disponível, na Área do Enfermeiro.

O processo nacional de informatização dos registos de Enfermagem conta com mais de duas décadas e a Ordem dos Enfermeiros assume a responsabilidade de definir a especificação dos dados estruturados, para inferir os diagnósticos e as intervenções de Enfermagem.

A aprovação de uma Ontologia de Enfermagem, e a sua manutenção pela Ordem dos Enfermeiros, permitirá que todos os sistemas que a venham a usar no seu backend processem informação interoperável de um ponto de vista semântico.

Este desenvolvimento resulta da parceria entre a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e a Ordem dos Enfermeiros, com os contributos de todos os Colégios de Especialidade

Este momento é um marco histórico na vida da profissão, que irá refletir-se numa melhoria significativa da qualidade e fiabilidade dos indicadores e na redução do tempo consumido nos registos.