OE celebra parceria com Escola Superior de Enfermagem do Porto

  • 02-03-2018

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) celebraram, no passado dia 20 de Fevereiro, uma Carta de Parceria com o objectivo de definir uma “Ontologia de Enfermagem” que suporte os serviços de terminologias da OE essenciais para os módulos de Enfermagem dos sistemas de informação da saúde.

 

O acordo surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela ESEP, desde 2012, designado por NursingOntos, que visa estabelecer modelos clínicos de dados de Enfermagem, estruturados numa ontologia própria, surgindo como a evolução dos Sistemas de Informação esperada por todos os enfermeiros, numa área de conhecimento em que a ESEP tem demonstrado um saber acumulado, desde a origem do desenvolvimento e implementação do Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (SAPE).

 

A colaboração da ESEP com a OE existe desde então, na definição dos requisitos mínimos dos módulos de informação de Enfermagem, bem como na definição de um conjunto de indicadores que traduzem ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de Enfermagem.

 

Cabe à OE, enquanto parceiro do International Council of Nursing (ICN) ao nível do licenciamento da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), a articulação com os demais intervenientes na área dos Sistemas de Informação em Enfermagem, como a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

 

A qualidade da informação que os enfermeiros produzem é determinante para o seu processo de tomada de decisão, porém, grande parte da informação produzida é redundante ou não está devidamente estruturada. É imperioso especificar a terminologia subjacente aos sistemas de informação em Enfermagem, assente numa linguagem classificada, universal e actualizada, onde a ontologia irá desempenhar um papel fundamental na interoperabilidade semântica entre sistemas.

 

A Carta de Parceria assinada entre a OE e a ESEP tem como finalidade a implementação da Ontologia de Enfermagem, uma necessidade sentida pelos Enfermeiros como urgente, na sequência do descontentamento manifestado aquando da realização do inquérito que a OE aplicou em 2017, nomeadamente no que se refere ao tempo consumido pelos Enfermeiros na duplicação da informação e com vista a uma maior simplificação dos registos.

 

Seguir-se-ão várias fases, sendo que a primeira passa pela criação e constituição de um Centro de Terminologia de Enfermagem da OE, que será coordenado pelo vice-presidente, Luís Barreira.

 

Os conteúdos da primeira versão da Ontologia de Enfermagem serão aprovados até ao final de 2018.

FC