“Morreu um dos últimos homens bons e sérios da Saúde"

• 21-05-2018

Foi com enorme tristeza que a Ordem dos Enfermeiros recebeu a notícia da morte de António Arnaut, pai do SNS, que foi sempre um defensor e amigo dos Enfermeiros.

“Morreu um dos últimos homens bons e sérios da Saúde”, lamenta a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

O Fundador do SNS e presidente honorário do PS morreu em Coimbra, aos 82 anos. Recentemente, escreveu o livro “Salvar o SNS”, juntamente com o médico e ex- bloquista João Semedo, onde propôs uma nova Lei de Bases da Saúde para recuperar o SNS e devolver aos cidadãos uma saúde pública digna.

Em 1979, como Ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, António Arnaut criou a lei que deu origem ao actual Serviço Nacional de Saúde e que permitiu assegurar o direito à sáude a todos os portugueses.

Em entrevista à Revista Cuida, em Janeiro de 2017, António Arnaut falou olhos nos olhos com os Enfermeiros do nosso país, sublinhando a sua importância para o êxito e qualidade do SNS.

“O cuidado permanente, o zelo, a dedicação social recai sobre o enfermeiro”, referiu António Arnaut.

Releia aqui umas das últimas entrevistas, à Revista Cuida.